Banho Turco
Quando estive em Istanbul, tive um tempinho livre entre os shows e entrevistas do Robert Plant e o Jimmy Page e deu pra visitar uma autêntica casa de banho turca.

Quando eu e o repórter nos apresentamos ao gerente para pedir para fazer uma fotos o cara já ficou desconfiado. Disse que as fotos não iam rolar, mas que a gente podia conhecer a casa e tomar um banho. Conversando, descobrimos o motivo da desconfiança: um alemão, de uma revista gay chamada Spartacus, havia estado por lá e publicado uma materia dizendo que o local estava cheio de homens turcos pelados dando sopa. Desfeita a confusão, rolaram as fotos e o banho.

O lugar se chama Çemberlitas Bath, e foi construido pelo famoso arquiteto Mimar Sinan em 1583. Por ali já haviam tomado seus banhos Franz Liszt, Kaiser Wilhelm, II e Tony Curtis.

Sai de lá me sentindo como se um caminhão tivesse passado por cima de mim. Confesso que tudo melhorou no dia seguinte, mais imediatamente após o banho e a massagem, eu estava quebrado! Foi assim: entrando no lugar, já te dão uma toalha, e uma chave. Você se troca, fica com a toalha na cintura, e tranca suas coisas em um quarto com uma cama. Tranca tudo e vai para o banho. As areas para homens e mulheres são separadas. Há uma sala grande, com uma area central de mármore, aquecida a lenha por baixo. Você fica deitado um tempão nessa "chapa", ate que aparece um cara turco, de bigodon, que pega uma bucha e da uma esfregada nas suas costas, braços, e pernas (até o joelho), e depois despeja água por cima para enxaguar. Depois, rolam umas estaladas fortes nas costas, e se você deixar, o cara ainda pisa e anda nas suas costas. Tudo sem delicadeza nem cerimônia, o cara pisa com força, torce, e estala o teu pescoço depois. Claro que depois desse abuso todo, o minimo a fazer e ficar chapado mais um pouco no vapor, e depois subir e voltar para o quarto. Uma cochilada no quarto vai bem essa hora. O gerente não deixou a gente pagar, então nem sei quanto custa, mas vale a pena. Mas nem pense que vai ser uma massagem agradavel, relaxante, porque DÓI.

 

Çemberlitas Bath - Vezirhan Cad. 8

Istanbul - Turquia tel. (90-212) 522-7974

cemberlitas

 

Saindo da casa, entre à esquerda na esquina, e coma maravilhosamente bem por pouca grana, mas nem me pergunte o nome do lugar.Você come sentado, fazem a comida na sua frente, e é uma delícia.

 

 

banhos pelo mundo | travel | lost art