C H A N G       and        E N G

 

Uma das atrações mais curiosas do Museu Mütter é uma escultura em gesso dos irmãos Chang e Eng.

Os irmãos Chang e Eng nasceram em 1811 no Sião (atual Tailândia), e tinham o mesmo umbigo e fígado, conectado por seis polegadas de tecido, portanto não poderiam ser separados. O termo "gêmeos siameses" foi criado para eles. Quando nasceram, o rei Rama II ordenou a sua execução, mas cairam nas graças de seu sucessor, Rama III, e viraram atração da corte em Bangcoc. O exportador escocês Robert Hunter e o capitão Abel Coffin viraram agentes dos irmãos e os popularizaram em shows por todo o mundo.

Conhecidos como os "double-boys", inicialmente ficavam de frente um para o outro, até que um médico os ensinou a esticar o tecido para que pudessem ficar lado a lado. Os gêmeos viraram atração de circo e acompanharam P.T.Barnum até 1839, quando se mudaram para Wilksborough, na Carolina do Norte. Lá se apaixonaram pelas filhas de um padre local, as irmãs Adelaide e Sarah Yates. Os pais pediram uma intervenção cirúrgica para separar Chang e Eng, mas os médicos não aceitavam a exigência, já que não sabiam exatamente quais orgãos os uniam e achavam que a separação poderia causar a morte de um deles ou de ambos. Na época não havia raio-x ou tratamento eficaz para infecções.

Ambos se casaram, e passavam metade do tempo na casa de cada esposa. Durante estes períodos um era o mestre e o outro ficava submisso. Chegaram a ter 22 filhos entre eles. Ambos tinham personalidades distintas: Eng era plácido e tranquilo, e Chang bebia muito e era temperamental. No fim de suas vidas eles brigavam muito. Chang sofreu um derrame e morreu de bronquite. Eng morreu, aparentemente de choque, duas horas e meia depois. Chegaram aos 63 anos.

Eles morreram em 17 de janeiro de 1874. O Museu Mütter realizou a autópsia nos irmãos Chang e Eng. Seus corpos foram enterrados em Mt. Airy, onde viviam, na Carolina do Norte, mas o fígado que compartilhavam está exposto no museu, diretamente abaixo do molde de gesso feito com os irmãos siameses originais.

O livro Chang and Eng é uma obra de ficção baseada na história dos irmãos.

Site oficial do livro.

 

MüTTER MUSEUM 01 | 02 | livro Chang e Eng em português - Companhia das Letras

foto copyright © Ignacio Aronovich